Governo da Noruega: Estratégia Brasil, parceria para um futuro comum

To table of content

Prefácio

O Brasil é o parceiro mais importante da Noruega na América Latina. Já em 1842, aportava, no Rio de Janeiro, o primeiro navio de registro norueguês, o Estrela do Norte, carregado de bacalhau, retornando, a seguir, carregado de café. Esse foi o início de um amplo contato comercial entre nossos dois países, que, ainda hoje, é nosso contato mais importante com o Brasil. Nas últimas décadas, porém, temas como colaboração em clima e meio ambiente, política externa e pesquisa também se tornaram áreas importantes de cooperação. E, apesar da história, geografia e cultura distintas, compartilhamos vários pontos em comum como nações costeiras produtoras de petróleo e gás, ambas com ambição de contribuir para a transição verde e uma crença real na democracia e em um mundo governado por regras.

Hoje, mais de 230 empresas norueguesas estão presentes no Brasil, e o país constitui o mais importante mercado de investimentos para empresas norueguesas, só ultrapassado pela Europa e pelos Estados Unidos. Nos anos por vir, o Brasil desempenhará papel crucial no mercado global de energia e na transição energética global, e o país vê, na Noruega, a oportunidade de parcerias, soluções tecnológicas e investimentos.

No âmbito do acordo de Paris, os compromissos significativos assumidos pelo Brasil trazem consequências para todos seus setores. O desmatamento é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil, sendo o país detentor de um terço das florestas tropicais remanescentes do mundo, ou seja, de uma área maior do que toda a Índia. A Noruega coopera com as autoridades nessa área desde 2008, e com organizações ambientais e indígenas há mais de 40 anos. A redução das emissões obtida pela redução do desmatamento no Brasil é uma das medidas climáticas mais importantes para o mundo – e a Noruega tem sido um parceiro central nesse trabalho.

Ao longo dos anos, a Noruega e o Brasil também vem desenvolvendo uma importante e frutífera parceria na área de educação superior, pesquisa e inovação. No Brasil, há excelentes ambientes de pesquisa e uma vasta gama acadêmica de cooperação, alicerçada, entre outros, na estratégia Panorama e ligada aos setores de negócios e de clima e meio ambiente. Redes de pesquisas internacionais de alta qualidade são necessárias para a solução de desafios globais, e parcerias acadêmicas entre o Brasil e a Noruega beneficiam a academia, as empresas e a sociedade.

Com o mundo em processo de mudança, a polarização, a crescente rivalidade entre grandes potências e a pressão sobre o sistema multilateral também geram desafios para nossa própria economia e segurança. É do interesse da Noruega seguir desenvolvendo fortes laços com países que compartilham seus valores e visão sobre como o mundo pode e deve ser governado de forma segura. O Brasil é um desses países, e uma extensa cooperação para a solução dos desafios atuais trará benefícios para ambos os países.